09h00

Varejistas e bancos compõem mix para o mês

As varejistas voltaram a ter uma participação tão importante quanto as empresas do setor financeiro na lista das dez ações mais recomendadas pelas corretoras para novembro. As empresas Via Varejo e BR Malls, com duas indicações cada, entraram para o ranking deste mês, unindo-se ao Pão de Açúcar, que permanece no portfólio com quatro recomendações.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Varejistas e bancos compõem mix para o mês

Assim, tanto o varejo quanto o setor financeiro - com as ações dos bancos Bradesco (com cinco indicações) e Banco do Brasil (que retorna ao portfólio com três mencões) e da B3 (com quatro) - passam a ter três representantes cada na Carteira Valor.

A perspectiva de valorização para os dois setores na bolsa é motivada, principalmente, pela recuperação da atividade econômica e pela queda do juro para a mínima histórica. O varejo deve ganhar com o aumento do consumo, graças a um cenário que combina melhora da renda dos brasileiros, inflação baixa e empréstimos mais baratos.

No caso de Via Varejo, dona de Casas Bahia e Ponto Frio, a volta de Michael Klein para a presidência do conselho também animou os analistas. “No curto prazo, vemos valor a ser destravado em meio à recente troca de controle da empresa. A nova estratégia contempla o foco inicial em lojas físicas, que demandam necessidade de capital de giro menor para a operação, e a consolidação da atuação multicanal”, segundo a Guide.

Já a empresa de shoppings BR Malls pode surfar tanto na onda do varejo quanto na do setor imobiliário. “Mesmo tendo metade da dívida atrelada à Selic, a alavancagem da empresa pode diminuir com essa queda na taxa de juros. Além disso, o consumo discricionário - eletrodomésticos, vestuário e alimentação - vai reagir mais ao custo do crédito menor”, diz Ilan Arbetman, analista da Ativa.

Os papéis do setor financeiro tendem a ganhar fôlego devido à redução dos índices de inadimplência e ao aumento das concessões de crédito. O Banco do Brasil, em especial, voltou ao portfólio por vir apresentando resultados operacionais acima das expectativas nos últimos balanços.

“Os últimos resultados operacionais do banco superaram as expectativas do mercado, mostrando uma contínua recuperação da qualidade da carteira de crédito, além do eficiente controle das despesas administrativas e crescimento da receita de serviços”, destaca a Guide.

Outra novidade da Carteira Valor é a empresa JBS. A companhia voltou para a lista das ações mais recomendadas, ao figurar no topo das preferências das casas de análise no setor de carnes. Além de fundamentos sólidos e menor risco de governança, os analistas estão de olho na divulgação dos resultados da JBS, marcada para o dia 13 de novembro. “Acreditamos no momento do setor de proteínas e confiamos na divulgação de mais um balanço com forte fluxo de caixa operacional”, afirma a Ativa.

Na liderança da Carteira Valor de novembro, segue firme a Petrobras, com dez indicações. Completam o portfólio Vale, com cinco recomendações, e CPFL Energia, com três menções.

A Bradesco /Ágora Corretora recomenda a petroleira especialmente para investidores de longo prazo, que buscam ações descontadas em relação às concorrentes estrangeiras. “Gostamos da tese de investimentos da empresa, que passa pela continuidade nas vendas de ativos, crescimento de produção, desalavancagem [redução de dívida] e menor custo de capital”, destaca a corretora, em nota.

No ano, a Carteira Valor acumula alta de 17,86%, enquanto o Ibovespa sobe 22%. No acumulado de 12 meses, a valorização chega a 18,88%, enquanto o Ibovespa tem ganho de 22,64%. 

A Carteira Valor reúne as dez ações mais indicadas pelas corretoras participantes. Ao todo, participam da seleção 16 corretoras e casas de análise, que indicam, mensalmente, os cinco papéis com maior potencial de valorização no período. São elas: Ativa, Banco do Brasil, Bradesco/Ágora, Elite, Genial, Guide, Mirae, Modalmais, Necton, Nova Futura, Planner, Santander, Socopa, Safra, Terra e XP Investimentos.

Deixe seu comentário
Av. Tancredo Neves, 620 – Caminho das Árvores, Empresarial Mundo Plaza, Salas 1816 a 1820, Salvador – BA, CEP: 41820-021
Fale Conosco
Possuímos uma equipe de atendimento pronta para responder as suas dúvidas e atender todas as suas necessidades. Entre em contato através de nossos telefones.
71 4042-0911
2018 - 2019. GrupoLis. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital